quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Flores da Amazônia
vamos conhecer algumas das incontáveis flores tipicas da Amazônia, todas tão admiradas mundo afora pelas suas inusitadas cores e formas.

Não é à toa que se diz que o brasileiro é um povo criativo. Vejam quantos apelidos essa árvore de alta plasticidade, encontrada em toda a Região Amazônica, inclusive na parte venezuelana, e na Guiana, já recebeu: macacarecuia, abricó-de-macaco, cuia-de-macaco, árvore-de-bola-de-canhão e amêndoa-das-Andes. Isso sem falar em seu nome científico, que é couroupita guianensis. A escolha para que figurasse em selo postal foi, entre outras razões, o fato de estar longe do convívio diário dos cidadãos das grandes metrópoles. Esse é, sem dúvida, um excelente meio de torná-Ia conhecida, ainda mais por se tratar de riqueza natural de grande beleza. A árvore, de médio a grande porte, atinge de 8 a 15m de altura, com diâmetro de 30 a 50 cm. Sua copa é fechada e seu tronco, reto e liso.
As folhas de um verde brilhante se reúnem na extremidade dos ramos, de onde nascem as flores. Vistosa, a flor, que floresce de setembro a março, tem diâmetro de 10 a 12 cm e pétalas vermelhas ou rosadas, na parte superior, e creme, na inferior. Os estames, com seus múltiplos filetes, adquirem forma semelhante a um globo. Entre dezembro e março, a árvore produz o fruto marrom do tamanho de uma bola de futebol e semelhante a uma enorme jabuticaba. Ele é formado por numerosas e pequeninas sementes de formato arredondado.
Toda essa beleza pode ser observada nos igapós e matas de várzea, em solos úmidos ou inundados. A responsável por sua transformação numa pequena obra de arte é a artista Maria Cândida Vilela Cruz, que apostou no uso da aquarela para dar maior vivacidade às cores dessa exótica planta.




Algumas espécies de flores da Amazônia:


Foto do floresdaAmazonia no Netlog
Anturio. A flor do antúrio, na verdade, é bem pequena, pois são os pontinhos amarelos que brotam na espiga.
Suas folhas têm a forma de grandes corações vermelhos, rosas, brancos ou verdes. São flores muito duradouras



Foto do floresdaAmazonia no Netlog
Flor de maracujá. O maracujá é uma planta tipicamente brasileira, cuja flor ao igual que seus frutos são muitoa preciados.Sua flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos ,cinco chagas,três pregos com que Jesus Cr




Foto do floresdaAmazonia no Netlog
Abricó-de-macaco,Castanha-de-Macaco, cuia-de-macaco, Amêndoa-dos-andes, Árvore-de-bola-de-canhão, Macacarecuia. planta originária da Amazônia, bastante usada em paisagismo urbano e em fazendas. As folhas de um verde brilhante se reúnem na extremida.

Foto do floresdaAmazonia no Netlog
ANTÚRIO DE FOLHAS VERMELHAS.

Foto do floresdaAmazonia no Netlog
Alpinia Purpurata. Também cahamda de flor do paraiso ou gengibre-vermelho. Ornamentais e decorativas, são muito empregadas em paisagismo e também como flor de corte, por florescem praticamente o ano inteiro


Foto do floresdaAmazonia no Netlog
As bromélias são nativas da parte tropical e subtropical das Américas. Possuem folhas lineares, com reservatório de água onde se abrigam minúsculos seres animais e vegetais. 40% das espécies do mundo está no Brasil, que é o maior produtor intern

Foto do floresdaAmazonia no Netlog
A estrela-amazônica é nativa da Amazônia. A flor é chamda também de lírio-do-amazonas, estrela-da-anunciação, estrela-d'alva e estrela-de-belém. Nos Estados Unidos, onde é muito apreciada, é conhecida como lírio-da-anunciação.


Foto do floresdaAmazonia no Netlog
A Orquidea é uma flor elegante, refinada que invoca inocência, por isso é o presente ideal para todas as ocasiões. É uma plante epífita - vivem as outras -, utilizando-as apenas como suporte, sem se nutrir delas. É encontrada em todos os ecossistema


Foto do floresdaAmazonia no Netlog
Vitória Régia


Foto do floresdaAmazonia no Netlog
Esta flor é da Vitória Régia (Victoria amazonica), planta nativa da bacia do Rio Amazonas, que flutua nos rios da amazônia cujas folhas em formato circular chegam a medir até 2,50 m de diâmetro e sustentam um peso de até 40 quilos.

Foto do floresdaAmazonia no Netlog
Heliconia rostrata. Uma das várias espécies de helicõnias, que também são conhecidas como bananeiras do mato. As helicônias, desempenham vital
função no equilíbrio do ecossistema, elas são de presença marcante nas matas úmidas.

Foto do floresdaAmazonia no Netlog
Flor de Munguba. A munguba Mamorana ou Castanheiro do Maranhão é árvore originária da floresta Amazônica, bastante utilizada na arborização das ruas de cidades brasileiras como Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A flor tem um cheiro adocicado.
Foto do floresdaAmazonia no Netlog
Costus spicatus. Também conhecida popularmente como cana-de-macaco, tem destaque nos jardins de todo o Brasil. É utilizada na medicina como antiinflamatório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário